Existe cura para a Esclerose Múltipla?

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crônica, autoimune, inflamatória e neurodegenerativa do sistema nervoso central, sem cura conhecida. O tratamento para a EM concentra-se principalmente em controlar os sintomas, reduzir a atividade inflamatória da doença e retardar a progressão da doença por meio de várias terapias modificadoras da doença (DMT). Essas terapias visam diferentes aspectos do sistema imunológico para diminuir a frequência e gravidade dos surtos e para retardar a progressão da doença.

Para as formas progressivas da EM, especialmente a EM primária progressiva, as opções terapêuticas são limitadas e geralmente menos eficazes em comparação com aquelas para a EM recorrente-remitente.

A pesquisa continua explorando novos alvos terapêuticos e estratégias, incluindo neuro proteção, remielinização e modulação do sistema imunológico, para melhorar os resultados para pacientes com EM. No entanto, apesar dos avanços na compreensão e no tratamento da EM, alcançar uma cura continua sendo um desafio significativo, com os tratamentos atuais principalmente voltados para o controle da doença em vez de curá-la.

Compartilhe:
Tiago Sowmy
Tiago Sowmy
Artigos: 17